quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

E Chegaram as Festas de Fim de Ano!!!

Alô Pessoal!!

          Fim de ano chegando!!!! Ô época boa!!! Sinônimo de família reunida, férias escolares, festa na empresa, viagem e... A comilança sem fim! Jantar, ceia, sobremesa, beliscos, etc.





A ceia!! Tão aguardada durante o ano!!









          Todo o esforço feito ao longo de 12 meses para permanecer na linha e na disciplina alimentar vai embora quando a primeira delícia passa por nossos olhos! É realmente muito complicado resistir as tentações gastronômicas das festas de fim de ano.


 Mas vamos combinar né!! Começar o ano com a consciência pesada e aqueles quilinhos a mais e se ver diante de uma enxurrada de promessas de voltar ou começar a dieta, não é nada legal!!!
O segredo pra lidar bem com o desafio de manter a compostura diante de uma ceia maravilhosa e tentadora é uma boa organização, força de vontade e equilíbrio!!


          O período das festas natalinas e reveillon requer alguns cuidados de quem não deseja enfiar o pé na jaca de vez, já que, diversos malefícios a saúde podem advir do descontrole. Comer e beber pode trazer um prazer momentâneo, porém a azia (refluxo) e a ressaca - consequências do excesso - experimentadas no dia seguinte podem alterar as funções do fígado e favorecer o ganho de peso!

          POR ISSO, SEGUEM ALGUMAS DICAS FREQUENTES DE NUTRICIONISTAS PRA AJUDAR A NÃO EXAGERAR NESSE FIM DE ANO E ENTRAR 2016 COM TUDO EM CIMA:

1) Na semana das festas, coma alimentos mais leves em refeições a cada 03 horas e, se for ingerir algo mais calórico, não exagere na quantidade;

2) Nem pense em ficar sem comer o dia todo pra poder arrebentar no jantar!! Erro crasso!! A chance de experimentar um problema digestivo é grande, pois vai te deixar com muita fome e seu metabolismo vai ficar lento;

3) Na hora de comer, inicie sempre com um prato generoso de salada, sem mais nada no prato! A alta de concentração de fibras vai gerar saciedade e você não sentirá tanta vontade de ingerir alimentos mais pesados;

4) No prato principal, modere as quantidades, ponha sempre pouca quantidade de cada acompanhamento;

5) Vinho, cerveja, champagne, etc....! Se você gosta de beber, não abuse e sempre intercale um copo da bebida de sua preferência com outro de água ou suco. Se exagerar no álcool, ele pode te induzir a comer ainda mais e a ressaca e refluxo no dia seguinte não serão legais;

6) Em nenhuma hipótese ponha a atividade física de férias também! É aí que você vai queimar calorias extras e te dar mais disposição. Sem contar que, depois de uma corrida ou uma nadada por exemplo, você não vai querer enfiar a parte mais distal do membro inferior (pé) na jaca e recuperar tudo o que suou pra perder. Aproveite bem e verão e os dias de sol. Exercite-se!!

UM ALERTA: VAI COMER NA RUA? CUIDADO!

          Segundo o Ministério da Saúde, o período de férias de fim de ano é quando ocorre o maior número de doenças relacionadas a alimentação. Come-se em trailers, quiosques e não sabem como a comida é preparada. Com o calor, os alimentos tem seu tempo de vida útil encurtado em progressão geométrica, podendo gerar as famosas infecções intestinais.

XÔ RESSACA!!!

          E DÁ-LHE ÁGUA!!!! Esse é o segredo pra curar aquele mal-estar do dia seguinte! Afinal, a ressaca é causada pela desidratação causada pelo excesso de álcool. Foco na água e em bebidas com alto potencial de hidratação, como a água de coco por exemplo, suco verde, e outros sucos naturais. Eles vão te hidratar e acelerar a eliminação de toxinas!


Esse blog tem o apoio da Hammer Swim - Artigos para Natação


Nenhum comentário:

Postar um comentário