quinta-feira, 20 de março de 2014

Atividade Física e a Felicidade

          Boa tarde amigos, colaboradores e leitores! Após algum tempo sem postar nada, devido a certos problemas de percurso, estamos de volta com um tema exaustivamente filosofado em nossos dias: A Felicidade!!!

          O que fazer para ser feliz? Uma das grandes questões em nossas vidas! A atividade física regular pode nos deixar mais felizes?
          Na minha opinião é bem mais simples do que isso! Cultivar hábitos que melhoram nossa vida faz com nos comportemos de maneira diferente, mais feliz! Claro que filosofia e empirismo são perfeitamente compreensíveis e aceitos em questões abstratas e extremamente pessoais, como a felicidade! Mas, um pouquinho de detalhamento e estudo científico torna o tema ainda mais interessante!
         O Journal of Sport & Exercice Psychology publicou em 2011 um estudo provando que as pessoas tem uma maior tendência a relatar sentimentos positivos nos dias em que praticam atividades físicas em relação aqueles em que não praticam nenhuma atividade! Mas será possível acontecer em alto rendimento? Como pode ser feliz quando se treina a exaustão, no fim do treino seus braços e pernas pesam como chumbo, doendo como se tivessem sido espancados e mal se consegue falar... e mesmo assim estamos de volta no dia seguinte? Como pode ser? Existe uma explicação científica e/ou fisiológica pra isso??

SIM! Existe! Vamos enumerar aqui três fatores:

1)CORTISOL:
          Hormônio liberado quando mente e corpo enfrentam situações de estresse. O estresse faz mal quando se acumula além do tempo necessário ou quando não se justifica (ex: excesso de trabalho). Quando nos exercitamos a produção de cortisol diminui e a resistência periférica a esse hormônio aumenta, gerando saúde e felicidade!

2)HORMÔNIOS DO BEM-ESTAR
          Durante os exercícios físicos nossa hipófise libera substâncias, neurotransmissores que estão diretamente ligados a sensação de bem-estar e felicidade: as Endorfinas! Aliviando o estresse, melhorando a autoestima e a autoconfiança. Também é estimula da pelo exercício a produção de dois outros neurotransmissores, serotonina e dopamina suprindo-nos com aquela sensação de alto astral além de proporcionar um sono mais tranquilo.
Além disso, o desempenho mental pode aumentar, pois o exercício aumenta a oxigenação do organismo, incluindo o cérebro. Também favorece a restauração cognitiva, melhorando funções com o as relacionadas a memória, aprendizado, humor e atenção!

3)ANTICORPOS
          Nosso sistema imunológico é altamente estimulado pelo exercício físico. Com isso aumentamos nossa capacidade de reagir as doenças por um aumento na produção de anticorpos, gerando menor frequencia de afastamentos de nossas atividades diárias. Pessoas com altos níveis de sentimentos positivos estarão sempre menos propensas a desenvolver doenças!!








Na próxima semana comento sobre dicas de receitas simples que também podem nos ajudar a sermos felizes!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário